quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O que os escoteiros fazem nas férias?

Se você é como eu, que fica perdido durante as tardes de sábado, e sente falta de vestir o lenço e ao menos ir até a sede, posso dar algumas dicas de como enfrentar este desafio chamado “férias” e ainda assim aprender um pouco mais sobre historia, liderança, trabalho em equipe e muitas outras coisas que podem ser utilizadas no ME, sendo assim; segue abaixo uma sugestão de filme que aconselho ser assistido, mas percebam que este filme é velho e ainda assim o enredo pode ser bastante contemporâneo.

O MESTRE DOS MARES – O LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO


Neste filme, ambientado no inicio do século XIX, conta-se a historia do Capitão Jack Aubrey e de seu navio o SURPRISE, sendo que este navio, no filme, é um dos mais antigos ainda em serviço da Marinha Britânica, e ele deve combater o ACHERON, um navio francês novíssimo, maior, mais veloz e mais equipado que o Surprise, essa é a trama principal do filme.

Mas existem centenas de sub-tramas que são muito mais úteis, escoteiramente falando, alguns exemplos dessas sub-tramas são os nomes dos canhões do Surprise, cada canhão tinha uma equipe de homens que cuidavam-no como se fossem parte da família, mantinham-no sempre limpo e muito bem cuidado. Cada equipe de marinheiros competia com as demais equipes para ver quem manteria o melhor canhão.

Particularmente, vejo nisso uma pequena semelhança com as nossas Patrulhas, e Bandeirolas.

Outros detalhes das sub-tramas, são as inovações tecnológicas.

Hoje em dia, no mundo real, inovações tecnológicas são cotidianas... sempre tem um novo computador, sempre tem um novo celular, ou uma nova rede social e assim por diante. Mas no inicio do Sec. XIX uma inovação era algo a ser festejada, este período foi marcado principalmente por Napoleão e Darwin, mas haviam inúmeros outros também, estes dois personagens históricos fazem parte das conversas de muitas sub-tramas.

Mais alguns detalhes interessantes, são as passagens pelo Cabo Drake, e a parada nas Ilhas Galápagos, o uso de equipamentos náuticos para verificação de hora do dia, e do posicionamento global.

Não preciso nem falar que de orientação a gente entende, um pouco, né?!

Mas eu deixei o melhor para o final, é uma das principais tramas do filme, ou seja, a historia do Capitão do Navio, este brilhante líder tem que enfrentar rebeliões, tentativas de amotinação, maresias, pestes, falta de água e de comida, e um rival maior e mais poderoso que ele, o Acheron; o Cap. Aubrey consegue criar armadilhas e estratégias de defesa tão simploriamente brilhantes, que deixam o filme incrível.

NOTAS PESSOAIS

Assistam este filme, coloquem-se no lugar do capitão, ou dos demais personagens... analisem como isso pode contribuir para melhorar sua vida escoteira, como líder... mas se você não for prestar a atenção, ou então não se colocar no lugar destes personagens, ou ainda não souber como fazer comparações positivas... então nem veja!

OBS: NO PRÓXIMO POST, EU ESCREVEREI SOBRE OUTRO FILME, E... POR GENTILEZA,
QUEM VIER A ASSISTIR, COLOCA UM COMENTÁRIO ABAIXO, FAZENDO O FAVOR!

Um belo aperto de canhota, e feliz ano novo pra todos!

Ch. Ass. Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário