terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como abrir um grupo escoteiro?

Muita gente olha os escoteiros, se anima com a correria, e tem vontade de abrir um grupo escoteiro em sua comunidade, escola, cidade, etc. Mas, por não sabe quais são os procedimentos, acaba deixando morrer a vontade.


Por isso, escrevemos esse post, para explicar os passos para abertura de um novo grupo escoteiro.

Pois bem, para iniciar é necessário ter consiência que por mais que o Escotismo seja um movimento de jovens, ele somente funciona se contar com a presença de adultos (quantos? vários! Mas para um começo, o ideal é no máximo 10 adultos, sejam eles pais de crianças, ou entusiastas do movimento).

Outro fator importante para saber é: Não comece errado, já chamando os jovens para fazer atividades, sem que se tenha a Autorização da União dos Escoteiros do Brasil. Assim como em uma obra, precisamos primeiro organizar os pilares da construção, para depois erguer as paredes. Então entre em contato com a Região Escoteira. No Paraná o contato é:

Rua Ermelino de Leão, 492
CEP 80410-230 - Curitiba - PR
(41) 3323-1031

Para conduzir esse processo de maneira satisfatória, recomenda-os seguir os 5 passos para fundar um grupo escoteiro:

1º - Reunião com os interessados


Essa reunião será com poucas pessoas, entre 5 e 10 pessoas dentre os interessados. Essa reunião pode ser em sua casa, ou uma sala emprestada, ou um clube, ou uma escola. O importante é que o local seja tranquilo para uma conversa.
Durante a reunião deve ser explicado o objetivo da reunião (fundar um grupo escoteiro), o que é o Escotismo, a necessidade de adultos e suas funções e trabalhos, responsabilidades, e se tudo ocorrer perfeitamente, a data da próxima reunião e a data da Palestra Informativa com a comunidade. Não esqueça de apresentar os 5 passos para fundar um grupo escoteiro.

Após alinhar o interesse em abrir um grupo escoteiro, vamos chamar a comunidade para conhecer o movimento escoteiro.

2º - Preparando e realizando a palestra


Para realizar a palestra, a Direção Regional da UEB enviará uma pessoa (sem custo) para que ministre a palestra informativa. Portanto, apenas de seguimento na divulgação, apenas, após solicitar a palestra para os órgãos escoteiros (Direção Regional de Escotismo).
Comunique as pessoas interessadas, seja por escrito, pela imprensa, por sinal de fumaça. Aproveite e convide as autoridades do município ou da comunidade, que poderão contribuir com o grupo escoteiro.
O local deve ser adequado para uma palestra, com acomodações suficientes para os convidados.
Aproveite essa palestra para apresentar a idéia de formar um grupo escoteiro, e se tudo ocorrer bem, proponha a formação de uma diretoria de grupo, e a composição da chefia. Caso não seja possível formar essa diretoria nessa reunião, marque uma nova oportunidade com proposito único de formar a diretoria. Para dar o próximo passo, será necessário a formação dessa diretoria de grupo.

Quando as coisas chegarem nesse passo, as coisas já estarão muito bem encaminhadas!

3º - Solicitando a autorização provisória  e montando a estrutura


Já temos composta a nossa diretoria (que terá mandato de dois anos, contados a partir da data da primeira promessa dos jovens).
O próximo passo será enviar para a Direção Regional a solicitação de autorização provisória para funcionamento. Nesse momento também deverá ser enviado o nome e o modelo do lenço que a comunidade escolheu para esse recém criado grupo escoteiro. Outro fator importante será de repassar os ramos que o grupo escoteiro iniciará, ou seja, no inicio serão apenas escoteiros, ou já terão lobinhos, sêniors e pioneiros? Será necessário enviar a Ata de composição da diretoria do grupo. Durante o período que a documentação estará em avaliação pela Direção Regional, recomendamos que seja iniciado os trabalhos de composição da chefia das seções.

Durante o período de análise da documentação, a Direção Regional irá avaliar o nome do grupo escoteiro (se não existe algo que denigra a imagem do escotismo), e as cores do lenço. É nessa fase que a Direção Regional escolherá um grupo escoteiro já existente (caso o grupo recém-criado já não o tenha sugerido) para apadrinhamento. A função do grupo padrinho será de auxiliar o grupo recém-criado no inicio de suas atividades.

Se toda documentação estiver correta, a Direção Regional emitirá um documento autorizando provisoriamente o inicio das atividades com os jovens (essa autorização tem validade de 4 meses), e assim iremos para o próximo passo.

4º - Reunindo os escotistas e membros juvenis


Nessa fase é que iremos começar a trabalhar com os jovens, mas para chamar essa criançada, primeiro precisamos nos organizar, e organizar as atividades (por isso da necessidade de um grupo padrinho). Geralmente recomendamos que os adultos (chefes e dirigentes) participem do CURSO PRELIMINAR de formação, que dará toda base para trabalhar com os jovens.
Como no começo as coisas serão difíceis, a Direção Regional autoriza o inicio das atividades com 8 lobinhos dividido em duas matilhas, 8 escoteiros dividido em 2 patrulhas, 8 sêniors/guias divididos em 2 patrulhas (por isso da necessidade de informar no pedido de autorização provisória, quais as seções iniciarão o grupo).
Todos os jovens ingressaram num período introdutorio, que durará entre dois e três meses. Esse tempo será necessário para que os jovens conheçam a estrutura de um grupo escoteiro, formar laços de amizade, a e aprenderão algumas técnicas escoteiras. Esses jovens serão os lideres para a fundação do grupo escoteiro. A fundação oficial do grupo escoteiro acontecerá na data da cerimonia da primeira promessa.

5º - Cerimonia de promessa


Para essa data tão especial, deve-se comunicar a Direção Regional, os jovens, seus pais e toda comunidade, pois também será a data da fundação do grupo escoteiro.
Uma vez que o grupo foi fundado, deve-se enviar para a Direção Nacional os documentos relativos ao registro do grupo e de seus membros. Vale destacar que após a fundação, e durante os próximos 4 meses, todos os registros serão gratuitos.
Feito esses passos, a Direção Regional enviará o Certificado de reconhecimento e a carteirinha de registro dos membros.

A partir disso, o grupo funcionará normalmente, e com certeza, o cumprimento de todos esses passos, permitirão ao grupo a sua consolidação.

2 comentários:

  1. adoro escotismo e tenho muita vontade de abrir um grupo em minha cidade seria muito interessante e educativo pois os jovens dauqi são muito carentes de atividades educativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caldeirão grande na bahia precisa de atividades como essas felisberto pereira flho

      Excluir