sábado, 31 de dezembro de 2011

ELO 2011: a melhor atividade do ano!

E não é que o nosso ELO Nacional foi escolhido pelos leitores deste blog como "a melhor atividade escoteira do ano"?

Foram 2 dias de pesquisa, na qual o ELO Nacional de Entre Rios concorreu com algumas outras grandes atividades na qual tivemos algum escoteiro ou escotista do nosso distrito participando.

Mas vamos recordar como foi essa atividade inesquecível (conforme classificou a Ch. Lizia)?
______________________________________________________________________

                Para o ano de 2011, o tema sugerido: Simplesmente Escotismo, veio ao encontro das diretrizes nacionais para o Escotismo, tendo como fundo de cena o 22º Jamboree Mundial realizado na Suécia em 2011, onde os jovens puderam vivenciar um pouco da atmosfera e atividades de um Jamboree Mundial.

               As atividades aplicadas durante o XXIV ELO NACIONAL ESCOTEIRO seguiram as sugestões disponibilizadas pela Direção Nacional.

Foto Oficial – XXIV ELO NACIONAL ESCOTEIRO
 
                A abertura teve uma temática diferente ao padrão. Foi dado um foco parecido ao de uma abertura de Jamboree, onde as delegações empunharam suas bandeiras e juntos a uma grande festa, iniciaram a confraternização entre si. Percebemos que essa prática foi vencedora, pois criou um fundo de cena legal para a atividade, e criou um clima de euforia entre os jovens.

Cerimônia de abertura

                Os Jogos Suécos seguiram as sugestões do material disponibilizado, além da inclusão de mais algumas atividades como: Caminhada no lago congelado, Caça ao cervo, Escalada no degelo, Corrida nos Alpes, entre outras. Os jovens se mantiveram motivados durante os jogos, participando como patrulhas, e competindo de forma alegre. Como já frisamos, a fraternidade escoteira foi o ponto alto dessa atividade.





                A atividade Escambo Escoteiro, incentivou aos jovens a troca de lenços, distintivos e lembranças escoteiras, criando no jovem o valor pelo Escotismo, a possibilidade de fazer novas amizades, e levar uma lembrança da atividade.

                O Fogo de Conselho foi dirigido pelos próprios protagonistas. Um fogo de conselho é sempre um fogo de conselho, e vivenciar um momento como esse é algo mágico.

 
                Na noite de sábado, após jantar e antes das atividades noturnas, houve apresentação cultural sobre a cultura alemã, aonde os jovens puderam presenciar apresentações da orquestra de sopros (saxofone, trombone, etc.) e também danças típicas da cultura Suábia. Alguns jovens dançaram junto com o grupo de dança.


                A atividade noturna de reflexão “Caminho das Luzes” foi apontada por muitos jovens em suas avaliações como uma das prediletas. Os Escoteiros e Sêniors tiveram a oportunidade de fazer uma reflexão de vida, analisando 5 fases da vida: a velhice, a vida adulta, a juventude, a infância e a fase de bebê.

                A culinária foi um ponto bem interessante da atividade. As patrulhas puderam produzir alguns pratos da culinária Suéca. Muitos mestres-cuca foram revelados nessa atividade, mas também tem muitos jovens perceberam a necessidade de rever seus dotes culinários.


                O momento espiritual foi realizado em conjunto com um grupo de jovens de uma igreja local, no qual de forma ecumênica, foi salientado a reflexão elaborada na noite anterior.


                Ao final da atividade os jovens puderam realizar uma avaliação junto à patrulha, principalmente porque perguntamos se a atividade deveria continuar para os anos seguintes, e de que maneira ela contribuiu para o jovem. Segue algumas respostas:


- Patrulha Serra da Esperança (G.E. Entre Rios): “Chegamos à conclusão que é muito bom (o ELO), ajuda a unir a patrulha, a conhecer novos amigos e conhecer novas culturas”;

- Patrulha Mawé (G.E. Pérola do Sul): “Troca de experiências; fazer novas amizades e rever os amigos; aprender a sermos unidos, independente da situação; adquirir mais conhecimento; a importância de verdadeiros amigos e realmente entender o sentido do escotismo”;

- Patrulha Xavante (G.E. Manoel Ribas): “O ELO é importante por vários motivos, alguns deles como: fazer novas amizades, se unir ainda mais com a tropa, superar desafios com ajuda de seus companheiros. Essa atividade (O ELO) deve continuar sim para que novos grupos se conheçam e participem de atividades juntos”;

- Patrulha Lobo (G.E. Guara-Puava): “Conversei com minha patrulha e decidimos que o ELO deve continuar, porque fizemos novos amigos, tivemos atividades diferentes e vivemos uma nova aventura”;

- Patrulha Txukaramãi (G.E. Tarumã): “O ELO fortalece os laços entre os escoteiros”.

                Os adultos também puderam realizar a avaliação da atividade, sendo algumas:

Ch. Marcos (G.E. Guara-Puava): “O ELO abriu minha cabeça, são nesses eventos q a gente vê o espírito escoteiro...a troca de know how, os jovens se relacionando, muito 10, e a organização foi show, a montagem dos campos estava perfeita, as atividades matadoras, não tem o q criticar...”

Ch. Gardel (G.E. Tarumã): “Nosso pessoal gostou muito..... e na volta... vinham contando... como eram as atividades... as que nós poderíamos passar.... encenando no ônibus algumas enquetes q eu e o Fernando ... não vimos... e o que normalmente acontece que é o povo dormir de cansado... nos passando as outras atividades que a chefia não viu... passando musica q tinham aprendido.. foi muito bom.... valeu muito a pena toda a correria pra podermos participar.. “

Ch. Nathalia (G.E. Verde Canção): “ola!!!! eu que agradeço o convite!! foi muito bom, parabéns pela organização!! os meus escoteiros voltaram eufóricos!”

Esse ELO foi um dos maiores do estado pois tivemos 241 participantes, conforme detalhamento:




Com certeza, foi uma atividade inesquecível...

Um comentário:

  1. É isso aí!!!!!
    Que venha 2012 com muito mais atividades INESQUEcÍVEIS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir