terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mas que promessa é essa tão mágica assim?

Se você não é escoteiro, já pensou alguma vez em prometer pela sua honra fazer o seu melhor possível para cumprir seus deveres para com Deus e sua pátria? Você já pensou em prometer ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião? E mais... já pensou em fazer o máximo para obedecer a lei escoteira (um conjunto de códigos éticos e de comportamentos)? E vou muito mais além!!! Já pensou em fazer isso para a sua vida inteira?


Pois é... um escoteiro assume todos esses compromissos, e o mais estarrecedor: voluntariamente, sem ninguém os obrigar!

A lei e promessa escoteira, se analisada como um todo, nada mais é do que o simbolismo da perfeição humana que todos sempre estamos tentando atingir. Ora! Ter uma só palavra e sua honrar valer muito mais que sua própria vida, é questão de principio para um escoteiro, ser leal, amigo dos animais e plantas, sorrir nas dificuldades, ser cortes, limpo de corpo e alma, disciplinado, respeitar o bem alheio e praticar boas ações freqüentemente são formas de condutas que os escoteiros (sejam jovens ou adultos) tentam buscar diariamente!

Mas então esses escoteiros são pessoas de outro mundo??? Não! São pessoas iguais a você, e que convivem contigo diariamente! São os cidadãos uteis que vemos em nossa sociedade, ou que estão sendo preparados para isso...

Mas ai você pode me indagar: Olha!!! Conheço muito escoteiro que não é disciplinado ou que não respeita algum dos artigos da lei escoteira e da promessa citados acima. Pois bem!! Realmente isso acontece, por isso que os jovens estão num processo de aprendizado e o simples fato dele prometer voluntariamente FAZER O SEU MELHOR POSSÍVEL, já o torna diferenciado!

Além do mais estamos ai para dar a oportunidade para esses jovens, de acertar e de errar e aprender com os seus erros... Escotismo é isso! É a escola para a vida...

Não é a toa que existe a celebre frase: MAIS ESCOTEIROS, MELHORES CIDADÃOS!

É por isso que queremos mais jovens no escotismo! Precisamos dar oportunidade para que os jovens sejam diferenciados!

Um comentário:

  1. Parabens pelo post, Mestre

    a frase que diz "mais escoteiros, melhores cidadaos" nao podia ser mais correta!

    isso me faz lembrar de uma frase que BP disse, no final dos anos 30, que era assim:

    "não é pela força de suas armas, mas pelo carater de seus cidadaos, que um pais torna-se superior ao outro"

    E nao consigo me opor a esta frase, nem tentando! pois pra mim, ela é uma diretriz a ser seguida... se conseguirmos mais escoteiros, certamente muitos problemas terao fim.

    SAPS

    Ch. Ass. Daniel

    ResponderExcluir