segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A nossa responsabilidade pela co-educação dos jovens

Desde que retornei ao Escotismo, como membro adulto, passei a perceber coisas muito maiores do que as coisas que eu percebia quando fui um escoteirinho da patrulha raposa, no meio dos anos 90. Uma delas foi que o movimento escoteiro é um movimento co-educacional (para ser bem simplista, e explicar o que é co-educacional, diríamos que na escola a criançada aprende português, matemática, ciências, artes, entre outras matérias, já no escotismo, ele aprende civismo, respeito ao próximo, deveres como cidadã, e assim, se auto-desenvolve como homem ou mulher.), outra coisa que aprendi é que aqueles jogos legais que tínhamos, ou aquele acampamento que fazíamos, entre outras atividades, era e ainda é a metodologia de aplicação mais simples e eficaz que existia, e é baseado nesses alicerces que o escotismo atingiu a mocidade, tornando-se assim o maior movimento de jovens do mundo.

Mas não é sobre as minhas novas percepções depois que me tornei adulto no movimento que quero escrever, mas sim sobre a nossa responsabilidade sobre a educação de uma grande quantidade de jovens que passam em nossas mãos.

Hoje, ser chefe escoteiro é mais que conhecer as lides campeiras, ou ser um recreador, é mais que conhecer uma grande quantidade de jogos e canções, é mais que simplesmente ir aos sábados para o grupo escoteiro para passar o tempo. Hoje, ser chefe escoteiro é ser EDUCADOR, e como educadores que somos, devemos ter nossas ferramentas de trabalho, ai sim entra os jogos e canções, entra os conhecimentos de campismo, mas também entra a nossa capacidade de saber entender se o nosso trabalho tem atingido o resultado que esperamos, ou o nosso interesse em buscar mais conhecimentos nesse movimento co-educacional, ou até mesmo a nossa pró-atividade em buscar ler e conhecer os desafios e limitações da idade dos nossos jovens.

Ser chefe escoteiro, é incentivar o jovem a buscar sua progressão, ou a desenvolver projetos. Ser chefe escoteiro é incentivar que o jovem possua um plano para sua vida, e ajudar ele a conquista-lo. Ser chefe é ajudar o jovem a conhecer e buscar o máximo das suas potencialidades, etc.

Por muitas vezes ser tudo isso, parece algo muito difícil, então muitos adultos que antes apenas buscavam algo para fazer nas tardes de sábado, acabam sofrendo cobranças, ou retaliações, e consequentemente deixam o escotismo.


O movimento escoteiro é tão perfeito (pelo menos na minha visão) que tudo é pensado para facilitar a aplicação correta do método escoteiro.

Sabe como você pode ser aquele super chefe ali de cima? É de certa forma simples! Como tudo que gira em torno do escotismo... Basta você aplicar o Programa de Jovens (buscando atingir os Objetivos Finais e Intermediários), e começar a entender que o escotismo é um movimento co-educacional, então improvisos fazem parte, mas não podem ser uma rotina. Temos objetivos para alcançar, por isso, uma boa leitura dos objetivos finais e intermediários é o começo, temos que planejar as coisas a médio e longo prazo, temos que tentar dar o nosso melhor.

E você chefe, gostaria que seu filho recebesse uma educação "meia-boca"?

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