segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como solicitar uma condecoração escoteira?

Que todo mundo, ou boa parte dos escotistas, já conhecem as condecorações escoteiras, isso não é novidade! Mas como fazer para pedir uma condecoração é o xis da questão! Mesmo esse processo sendo extremamente simples, sabemos que fazê-lo pela primeira vez pode gerar algumas duvidas ou até mesmo aquele medo de errar em alguma coisa.


Pois bem, vamos para algo mais efetivo: Como fazer o processo para solicitação de condecoração?

Na região Paraná, tudo começa com a SOLICITAÇÃO DE CONDECORAÇÃO, que pode ser encontrada aqui. Trata-se de um arquivo aonde nele devem ser preenchidos algumas informações:

 - Dados do Proponente (trata-se dos dados de quem esta solicitando a condecoração, pode ser um escotista, um grupo escoteiro, uma direção regional, etc).

 - Dados do Condecorado (Nesse item irá os dados de quem receberá a condecoração. Se for um membro escoteiro ativo, será necessário o numero do registro da UEB. Caso seja uma pessoa ou orgão de fora do movimento, basta o nome e a função).

 - Condecoração solicitada (Se o proponente merece mais que uma condecoração (e sabemos que aqueles que ajudam merecem muito mais que isso), peça apenas uma condecoração, e deixe a outra condecoração para uma próxima solicitação).

 - Ficha de vida escoteira (Esse item é obrigatório para membros integrantes do Escotismo. Trata-se nada mais do que a ficha 120 e/ou 121. Porem, se mesmo assim, você não tem a ficha 121 ai, você pode encontrar aqui um modelo).

 - Justificativa de Pretensão (Na segunda pagina da solicitação de condecoração existe um campo aonde o proponente irá justificar o porque o agraciado merece a condecoração pretendida. Para membros escotistas, nesse campo o proponente pode escreve um breve histórico dos trabalhos realizados pelo condecorado. Procure evidenciar aquilo que foi além da rotina. Para entidades fora do movimento, justifique a proposição argumentando de que maneira tal orgão contribuiu para o escotismo).

Ao final, o proponente deve assinar a proposição e enviá-la para o Escritório Regional.

Esse processo passará por uma avaliação e recebendo parecer favorável, o escritório solicitará o depósito no valor de R$ 30,00 referente medalha, se o item pedido for diploma de mérito, não haverá custo.

Lembre-se: Entregue a condecoração em momento oportuno, e valorize a conquista!

Bacana não é?

Agora, se mesmo assim, você ainda está em dúvida de como preencher, disponibilizamos aqui um modelo já preenchido.

Comece com um diploma de mérito de grupo (esse não precisa de processo para o escritório regional, o processo é interno no grupo), e use essa ferramenta de agradecimento sem moderação, pois quem recebe ficará bastante grato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário