terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como fazer o jovem assumir o seu próprio desenvolvimento?

Dias atrás comentamos sobre a importância de realizar os ciclos dentro das seções, possibilitando assim, que o jovem também possa opinar  sobre as atividades, acampamentos, projetos, etc. que serão desenvolvidos durante um período pré-determinado de tempo.

Mas uma pergunta certamente ficou no ar! Até que medida o jovem deve participar das escolhas de suas atividades?

 Para isso, resolvemos criar uma visualização gráfica para facilitar. É claro que os números não são exatos. Ele variará de seção para seção, dependendo da maturidade dos jovens (olha ai o chefe fazendo acompanhamento individual).


Clique na figura para aumentar

Vamos as considerações em relação a esse gráfico?

No Ramo Lobinho, os Akelás e seus assistentes devem incentivar que os Lobinhos possam expressar seus desejos de atividades, mediante propostas dos escotistas. É claro que a criançada mais nova ainda é bastante "acanhada" em dar opiniões, mas é para isso que eles estão no escotismo... para aguçar essas áreas. Aos escotistas, por sua vez, cabe embasar estas propostas através de um diagnóstico, que por sua vez, estabelece uma ênfase educativa. O Lobinho vai entender melhor esse processo "democrático", se participar de jogos. Um juri simulado talvez seja uma excelente idéia de trabalho, aonde determinados lobinhos defenderão suas idéias de atividades, tentando prevalecer sua escolha em relação a escolha de um outro colega, claro, sempre no diálogo. Vale lembrar que o responsável pela aplicação das atividades é o adulto. Nesse processo o Lobinho apenas repassa seus desejos, e o chefe executa.

No Ramo Escoteiro, o processo é meio-a-meio, ou seja, os desejos dos jovens são partilhados entre suas patrulhas, e a escolha deve ser feito dentro da patrulha, para então alguem (geralmente o monitor) da patrulha levar as sugestões da sua equipe e defende-las junto ao Conselho de Tropa. Nessa fase do Escotismo, o monitor torna-se praticamente um "auxiliar" do adulto, muitas vezes sendo um facilitador entre a chefia e sua patrulha em relação as atividades. Ou seja, as responsabilidades vão aumentando. Cabe destacar que nessa fase, um chefe pode repassar algumas tarefas para o monitor, para que ele trabalhe junto à sua patrulha, dividindo assim as tarefas. Vale destacar que a maioria das atividades de um ciclo devem ser de patrulhas.

No Ramo Sênior, boa parte do processo é de realização do jovem. Nessa fase, ele começa a ter mais autonomia em suas escolhas, porém, ele ainda as divide com sua patrulha (em um processo similar ao do ramo escoteiro). Os membros da Corte de Honra no Ramo Sênior, passam a ser os braços direitos da chefia, recebendo cada vez mais as responsabilidades da idade, segundo preconiza o programa de jovens. É importante que o jovem já comece a entender os fatores que fazem parte do planejamento e organização das atividades.

Já no Ramo Pioneiro, o jovem-adulto é responsável integralmente por suas atividades, atingindo assim o status que tanto desejamos (que os jovens sejam os protagonistas das suas vidas). Nessa fase o jovem escolhe suas atividades (em conjunto como seus pares), as planeja, executa e as avalia. A participação do adulto nesse processo passa a ser mais no sentido da orientação e avaliação, do que no sentido da participação e execução. Um fator que diferencia nessa fase é que se as atividades não forem planejadas e nem executadas, os jovens não terão nada para fazer. Quando chega nesse ponto, cabe ao adulto avaliar os pontos de melhorias, e trabalha-los junto aos jovens, para que cada vez eles tenham a autonomia.

O propósito do escotismo é: "contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades". Então nobre chefe, como você quer que os jovens assumam seus próprio desenvolvimento se você volta e meia quer provar para eles que você é o "Bárbaro Conan", ou que você é o "Chefe das melhores atividades"? Você pode até fazer excelentes atividades, mas seus jovens sairão da sua seção do mesmo jeito que entraram, e terão pulado uma fase do desenvolvimento.

Adulto que é Adulto dentro do movimento escoteira, orienta e auxilia para que os jovens sejam os "Bárbaros Conan's" nas suas vidas. Se você chefe, tem uma seção do jeito que comentamos no gráfico acima, PARABÉNS! Sua seção é o modelo que queremos para o escotismo. Quem ganha com isso é o jovem!

Mas lembre-se: O desenvolvimento é progressivo, e a participação deve começar na Alcatéia, assim quando esse jovem chegar ao final da sua vida como membro juvenil no escotismo, ele estará preparado para seu um excelente chefe, pai, aluno, etc. Um verdadeiro protagonista da sua vida!

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