terça-feira, 1 de novembro de 2011

A nossa responsabilidade sobre a segurança dos jovens escoteiros

Hoje resolvi escrever sobre um assunto, que muitas vezes passa despercebido nas atividades: A nossa responsabilidade sobre a segurança dos jovens escoteiros.

Volta e meia, fico sabendo de casos de Chefes Escoteiros que pensam ser "O Barbaro Conan", e colocam jovens debaixo dos braços e sem segurança alguma, expõem escoteiros em atividades arriscadas.

É claro que os jovens adoram isso, pois o "risco calculado" faz parte das aventuras da adolescência, mas o "xis" da questão esta no momento em que o "risco calculado" vira um problemão!!

Falando sobre esse assunto, não tem como não recorrer ao famoso "Caso do escoteiro desaparecido", ocorrido à 26 anos atrás, quando uma patrulha acompanhada de um adulto foram escalar o Pico Marins na Serra da Mantiqueira em São Paulo. Quando estavam próximos do cume, um jovem tropeçou e sentiu fortes dores na perna, fazendo com que a expedição fosse abortada. Porem, o jovem Marco Aurélio Simon que seria monitor de patrulha após aquele acampamento, se ofereceu para ir a frente buscar ajuda. Depois disso, nunca mais foi encontrado. Como pode se ver na reportagem exibida na época, e que também resultou em um livro:




Prezado chefe, antes de fazer qualquer atividade, por mais desafiadora que ela seja, pense primeiro na segurança, se há riscos, cancele a atividade e explique para os jovens. É muito melhor um jovem chateado pela não realização de uma atividade bacana, do que uma família triste!

Vamos pensar nisso? Acho que ninguem quer ser acusado por negligenciar com filho dos outros, ou quer?

E ficha médica e autorização dos pais SEMPRE presente!

3 comentários:

  1. Lembro que certa feita, acredito que em 1995, num ELO no Turvo, fomos explorar uma das varias cachoeiras da cidade. Ao chegar lá os seniores pularam na cachoeira para nadar. Aquilo foi gravado em video e na epoca havia o programa SEMPRE ALERTA que passava no canal 4 aqui de Guarapuava. Na época também o grande Chefe Almir veio ministrar um curso aqui em Gpuava e eu todo contente mostrei o video pra ele. Após assisti-lo ele me disse "Vcs poderiam ter colocado uma pessoa fantasiada com um colete escrito "guarda vidas", pois somos muito criticados! Quem assiste esse programa, não concordará em permitir que seu filhos participem das atividades, pois não vê nenhuma segurança naquilo! E ele tinha toda razão, imagine se um menino se afoga ou desaparece naqueles poços das cachoeiras! Como diz o Chefe Marcelo, o que diremos aos pais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Marcelo!!! É importante saber que a geração se renova com pessoas conscientes. Espero num futuro não muito distante voltar a fazer parte do movimento escoteiro. ps.: chamam ainda de movimento escoteiro ou estou muito desatualizado? hehehe

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo

    Me lembro muito bem do episódio do Senior desaparecido em São paulo, isso foi exatamente à época da fundação do Verde Canção, tivemos uma trabalheira danada para mostrar à comunidade que aquele era um fato isolado, e que as atividades escoteiras eram (e são) seguras e cercadas de cuidados.

    SAPS

    Arthur Gevaerd Neto

    ResponderExcluir