segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O primeiro ELO de muita gente


O primeiro ELO a gente nunca esquece!!!! O ELO de 1993 na Usina Hidroelétrica de Segredo foi o primeiro ELO para muitas pessoas, inclusive para mim.

Eu recém havia chego da Alcatéia, e mesmo apesar de ter ido infiltrado em muitos ELO's devido meu pai (Chefe Acir) sempre coordená-los em sua época como Distrital (ainda do 6º Distrito), e eu, um raquítico lobinho que ficava observando os Escoteiros e Sêniors, e admirando toda aquela movimentação!

Em 1993 eu não fui o único debutante em ELO's, além de mim, muitos e muitos jovens nascidos entre 1976 e 1982 também fizeram desse o seu primeiro ELO. Mas em especial, gostaria de lembrar que esse também foi o primeiro ELO dos Grupos: Manoel Ribas, Javé-Nessi e Coração do Paraná, que haviam sido fundados naquele mesmo ano.

Nesse ELO caiu um mundo de agua no Sábado e na manhã de Domingo, e as atividades foram realizadas no Centro Comunitário de Segredo. Porem, na tarde do Domingo o solzão foi de rachar, e na foto acima, podemos ver o IBOA de encerramento.

E você? estava nesse ELO? Pode ajudar a dar mais detalhes? Tambem foi o seu primeiro? Quer falar sobre esse ou outros ELO's?
Comente!

4 comentários:

  1. viixxiii eu acho q tava nesse, não tenho certeza! Mas como pratiquei em quase todas as atividades do Distrito na minha epoca de membro juvenil, devo estar sim! hehhehe

    Tropa III rulava rapazzz!!

    ResponderExcluir
  2. Esse ELO foi meu primeiro como sênior. Aliás eu tinha recém assumido a Salto Curucaca, pois o antigo monitor (Albini) tinha se desligado e o restante do bando era tudo novato.

    Fazia um ano que eu tinha entrado para a tropa e, nesses idos de 1991 a 1994 eu lembro que era o sonho de qualquer escoteiro passar para a tropa sênior. Uma porque as atividades eram completamente diferentes e desafiadoras; outra, mais interessante era a amizade que a tropa sênior e guia tinha.

    Lembro que, como sempre, o fundão dos Guarios era sempre tomada pela marmanjada da tropa. Chegamos em uma chuva violenta e seguimos para o refeitorio desativado da usina, onde montamos um acantonamento gigante.

    A tropa de Laranjeiras estava presente, lembro que conheci o Maurício por lá, em uma roda de violão depois do Fogo de Conselho. Aliás, foi a primeira vez que a musiquinha Dos Alpinos foi cantada em um fogo de conselho aqui da região.

    Domingo fizemos uma caminhada violenta até a pequena usina da Trombini, no Rio Jordão. Coisa pequena, chegamos para o encerramento totalmente moídos.

    Lembro que esse ELO ficou na história por duas razões: uma foi esse encontro entre tropas diferentes e que gerou muitas amizades; outra, é que as tropas sênior e guia de todos os grupos foram convidadas para participar de uma passagem de escoteiros para sênior do Anrain, cheia de rituais e roteiros interessantes, uma das passagens mais legais que já vi.

    ResponderExcluir
  3. Ráááá Eu era o próprio Alpino!!!!

    Nesse ELO, Ganhei minha Liz de Ouro. Cantei Timbalada... Inesquecível...

    ResponderExcluir
  4. Ta aí um troço que eu nem lembrava mais! Liz de Ouro!

    ResponderExcluir