Há aproximadamente dois anos atrás, foi composta uma Comissão Nacional de Estudos das Condecorações Escoteiras. Esta comissão tinha como objetivo analisar a Resolução que tratava do assunto, revizá-la e propor atualizações.
Desta Comissão, frutificou a nova política de reconhecimento dos Escoteiros do Brasil. Os requisitos para concessão de condecorações foram revisados, tornando-se mais claros, e as medalhas tiveram seu layout modernizado. Também foram criadas novas condecorações, atendendo desta forma todos os níveis da UEB.
O resumo desta nova política segue abaixo:
Reconhecimento pela Compreensão e pelo Apoio:
Esta é a primeira novidade!
Pin do Cônjuge
Trata-se apenas de um pin que é destinado a cônjuges e/ou companheiros(as) com mais de 10 (dez) anos de vida em comum com escotistas, dirigentes e outros adultos da UEB, que contribuem com o Escotismo há mais de 20 (vinte) anos. É uma mneira formal de agrdecer estas pessoas, que de maneira indireta, apoiam o escotismo, acompanhando seu parceiro durante sua vida escoteira.
Medalha de Gratidão
As mudanças aconteceram no sentido de deixar mais clara a regra, que passa a ter o seguinte texto:
A Medalha de Gratidão é concedida a pessoas naturais, associados da UEB ou não, Grupos Escoteiros, Seções Escoteiras Autônomas ou entidades que tenham prestado grandes e comprovados serviços a órgãos da UEB ou ao Movimento Escoteiro em geral.
Medalha de Gratidão - Grau Bronze
A Medalha de Gratidão pode ser concedida nos seguintes graus:
Bronze: por grandes e comprovados serviços prestados à Unidade Escoteira Local (Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma) ou ao Distrito Escoteiro;
Prata: por grandes e comprovados serviços prestados em nível regional ou nacional ou em sequência ao grau Bronze; e
Ouro: por relevantes serviços prestados ao Movimento Escoteiro em geral ou em sequência ao grau Prata.
Medalha da Fraternidade Mundial
É uma condecoração nova, que é concedida aos membros de associações escoteiras estrangeiras em sinal de amizade e de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados a União dos Escoteiros do Brasil em nível internacional.
Medalha da Fraternidade Mundial
Esta medalha não pode ser concedida a sócios da União dos Escoteiros do Brasil
Medalha de Bons Serviços
Também sofreu alguns ajustes. Esta medalha passa a ser outorgada nos graus bronze, prata e ouro e a regra passa a ser a seguinte:
A Medalha de Bons Serviços é destinada a premiar a boa e eficiente atividade escoteira, só podendo ser concedida aos associados, jovens e adultos, da União dos Escoteiros do Brasil.. A condecoração não se destina a premiar somente o tempo de atividade, mas os serviços de especial caráter meritório pelos quais ela é concedida, durante o número de anos em que o associado esteve registrado, ultrapassando os limites do de fiel cumprimento do dever ou do exercício de cargos no Movimento.
A condecoração é concedida àqueles que completam, respectivamente, 5 (cinco), 10 (dez), 15 (quinze), 20 (vinte), 30 (trinta) e 40 (quarenta) anos de bons serviços ao Movimento Escoteiro.
É vedada a outorga da medalha de 5 anos de bons serviços a membros juvenis.
Bons Serviços - 40 Anos
Bons Serviços - 30 Anos
Outra novidade é que Grupos Escoteiros também poderão ser condecorados com a Medalha de Bons Serviços e com a Medalha Velho Lobo (ver abaixo), desde que no decorrer de seus anos de existência tenham estado em dia com suas obrigações administrativas e financeiras. O tempo será contado a partir da data de fundação, que no caso dos Grupos Escoteiros e Seções Escoteiras Autônomas se dá na data das primeiras promessas de membros juvenis.
As antigas barras de ouro deixam de existir e passam a ser também medalhas.
Medalha Velho Lobo
Basicamente a mesma regra.
A Medalha Velho Lobo é concedida ao associado da UEB que houver completado 50 anos comprovados de atividade escoteira.
Medalha Velho Lobo
Cruz de São Jorge
Também sofreu um pequeno ajuste em sua regra:
A Cruz de São Jorge é concedida para associados da UEB ou para autoridades, em sinal de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados ao Movimento Escoteiro em qualquer nível (local, regional e nacional)
Cruz de São Jorge
A condecoração poderá ser concedida a quem seja portador da Medalha de Gratidão, no Grau Ouro, há pelo menos 2 (dois) anos.
Tucano de Prata
Talvez esta seja uma das grandes novidades!
A Medalha Tucano de Prata é a recompensa honorífica de mais alto reconhecimento no nível local, e só pode ser concedida a associados da UEB a quem já tenha sido conferida, há pelo menos 5 (cinco) anos, a Cruz de São Jorge, e que tenham prestado novos e relevantes serviços ao Movimento Escoteiro em nível local.
Tucano de Prata
Medalha Lobo Guará
Mais uma grande novidade!!
A medalha Lobo-guará é a recompensa honorífica de mais alto reconhecimento no nível regional, e só pode ser concedida a associados da UEB a quem já tenha sido conferida, há pelo menos 5 (cinco) anos, a Cruz de São Jorge, e que tenham prestado novos e relevantes serviços ao Movimento Escoteiro em nível regional.
Medalha Lobo Guará
Medalha Tiradentes
Sem grandes alterações!
Instituída em homenagem ao protomártir da independência, é concedida a associados do Movimento Escoteiro, Regiões Escoteiras ou Unidades Locais, por atos que demonstrem ações de caráter excepcional e devotamento ao dever, nobreza de caráter e de sentimentos, elevado espírito escoteiro ou relevantes serviços à causa escoteira. Não há necessidade de que o associado ou órgão escoteiro tenha recebido qualquer medalha de gratidão em qualquer grau anteriormente.
Medalha Tiradentes
Tapir de Prata
Também não teve grandes alterações em sua regra!
O Tapir de Prata é a recompensa honorífica de mais alto mérito escoteiro, e só pode ser concedida a associados da UEB a quem já tenha sido conferida, há pelo menos 5 (cinco) anos, a Medalha Tiradentes, e que tenham prestado novos e relevantes serviços ao Movimento Escoteiro. Excepcionalmente, poderá ser concedida a grandes personalidades escoteiras mundiais.
Tapir de Prata no estojo de veludo.
Um Tapir com a pata levantada, alerta!
Cruz de Valor – Caio Viana Martins
A Medalha Cruz de Valor Caio Viana Martins é destinada a premiar ações de valor, salvamentos e outros atos que demonstrem coragem e heroísmo. É concedida somente a associados do Movimento Escoteiro ou órgãos do Escotismo.
Cruz de Valor Caio Viana Martins - no Grau Ouro
Cruz de Valor Caio Viana Martins - no Grau Bronze
Outras Novidades:
- O retorno das rosetas, para o caso das medalhas de pescoço (Tucano de Prata, Lobo Guará, Tiradentes e Tapir de Prata). A roseta deve ser usada somente com o traje passeio completo, não podendo ser usada com a medalha ou com o barreta.
- Barretas em metal e em tecido, para facilitar e incentivar o uso.
- Lançamento do Manual do Reconhecimento.
- As medalhaspoderão ser entregues em caixinhas de veludo, caso o solicitante deseje.
Os objetivos da comissão foram:
-Melhoria da qualidade e adequação a nova marca;
-Adequação ao ambiente aventureiro;
-Uma publicação acessível, moderna e que possa esclarecer nossos associados no que tange os procedimentos.
-Um reconhecimento direcionado aos nossos associados em nível local e regional.
Foram dois anos de muito trabalho, mas o melhor era o espírito e a sintonia da equipe, discussões no skype, mais de 400 emails, debates, pesquisas e afins foram a nossa rotina, e com certeza, ao final disso, temos a certeza de ter feito nosso melhor possível.
Participaram desta comissão nacional: Felipe de Paulo (RJ), Vitor Augusto (PR), Paulo Henrique Maciel Barbosa (MG), Eduardo Henrique de Souza (MG), Luiz Salgado Klaes (SC), Nelson Senna (RS), Paulo Salamuni (PR). Valeu pesoal!!!
Os integrantes da comissão, da esquerda para Direita: Eduardo, Felipe, Paulo Henrique, Senna e Vitor.
Em breve o Manual do Reconhecimento e nova Resolução estarão no site dos
Escoteiros do Brasil. Fiquem lertas!
Esse post é coletivo e foi postado também no blog, do camarada Felipe, membro da Comissão e Bandarlog do reconhecimento, dê uma olhada no blog do truta http://felipedepaulo.org/